Home
Acessibilidade
Fepasc em Pauta
Institucional
Diretoria
Sest/Senat PR
Tarifa Cidadã
Programa Despoluir
Perícia Técnica
Links Úteis
COMUNICAÇÃO
Fepasc em Pauta
Notícias do dia
Notícias Fepasc
Notícias Sest/Senat PR
Fale Conosco
Consulta Sindicatos
  Notícias

Sest/Senat Guarapuava oferece curso de responsável técnico em transporte de carga


Transporte de cargas deve se adequar às novas exigências para ter registro na ANTT

Começa sexta-feira (22/05), às 8 horas, o curso para Responsável Técnico do Transporte de Cargas, no Sest/Senat Guarapuava. Sem um profissional habilitado ou com experiência prática comprovada nesta área, as empresas de transporte de cargas, cooperativas e autônomos ficam impedidos de efetuar ou renovar o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC).

Há dois meses, a resolução 3.056, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), estabelece que a emissão do certificado obrigatório para o exercício da atividade está condicionada a várias exigências. Para as transportadoras, por exemplo, um dos requisitos é apresentar no quadro de funcionários um profissional que tenha, no mínimo, três anos de experiência na função. “A comprovação deve ser feita por meio de documentos”, avisa o instrutor do Sest/Senat, Sérgio Augusto Volski.

A Empresa de Transporte de Cargas (ETC) deve ter um profissional habilitado como responsável técnico. A qualificação é oferecida pelas unidades do Sest/Senat Paraná por meio de um curso com 125 horas/aula. A legislação estabelece como parte das atribuições deste profissional a adequação e manutenção de veículos, equipamentos e instalações, bem como qualificação e treinamento de seus funcionários de operação e prestadores de serviço.

Para o Transportador Autônomo de Carga (TAC), a regra é a mesma: comprovar experiência ou ser aprovado em curso de 80 horas/aula que lhe garanta a formação na área. A apresentação do responsável técnico é obrigatória para todos os inscritos no registro nacional que renovarem o cadastro. O prazo para adequação é de 180 dias (a contar de 12 de março de 2009, quando foi publicada a resolução).

Quem necessitar fazer os cursos em Guarapuava, ainda dá tempo para efetuar a inscrição. As aulas serão ministradas de maio a julho, sempre às sextas-feiras, sábados e domingos, das 8 horas às 17 horas. “De modo a facilitar a dedicação dos inscritos, as aulas acontecem com alternância de finais de semana”, finaliza Volski. 
 
Serviço:
O que: Curso para Responsável Técnico em Empresa de Transporte de Carga
Quando: 15/05 até julho
Local: Sest/Senat Guarapuava – BR-277, km 349 (anexo ao posto Aeroporto)
Informações: Telefone (42) 3627 5152
 

 

Últimas Notícias

[22/07/2014] -Inscrições para "Melhor Motorista de Caminhão do Brasil" vão até 27 de julho
[10/07/2014] -Apoio à Campanha do Agasalho
[09/07/2014] -Ponta Grossa promove arraiá com atividade física
[08/07/2014] -Esporte e solidariedade em Londrina
[07/07/2014] -Atleta de Curitiba recebe convite da Confederação de Basquetebol

<< Voltar <<

Fepasc em Pauta

Fepasc em Pauta

|+| Outras Edições

 
 
 
Bruc Internet