(41) 3244-6844 | FALE CONOSCO

Notícias

Do dia

Jundiaí sai na frente com nova tecnologia para pagamento de ônibus com cartão

08.01.2018

Nova forma de pagamento com cartão de crédito, débito e pré-pago, por aproximação, está instalada em toda a frota da cidade

Foi nesta quarta-feira (13) o início oficial do novo sistema de pagamento de ônibus por tecnologia de aproximação. Essa tecnologia permite ao usuário do ônibus usar cartão de crédito, débito e pré-pago, smartphones wearables ou diretamente na catraca sem necessidade de digitar senha, apenas aproximando o meio de pagamento. O anúncio foi feito pelo gestor da Unidade de Mobilidade e Transporte da cidade, Silvestre Ribeiro, e pelo presidente da Autopass, Rubens Gil Filho.

A partir de agora toda frota do município já passa a contar com a novidade. O novo modo de pagamento traz não só mais comodidade ao usuário, como mais agilidade para o sistema. Isso sem contar a redução da quantidade de circulação de moeda em espécie, o que aumenta a segurança dentro do ônibus. A novidade coloca Jundiaí no topo da América Latina como a primeira cidade a oferecer a inovação.

No resto do mundo apenas Londres já utiliza o sistema. Este meio de cobrança vem sendo utilizado no sistema de transporte da capital do Reino Unido desde 2012. Pelas estimativas da autoridade londrina, cerca de 1 milhão de passagens são pagas por este meio todos os dias, ou mais de 25% das viagens na cidade. 

No entanto, a novidade só está disponível para quem deseja ter seu cartão de crédito, débito ou pré-pago como mais uma opção de pagamento de passagem de ônibus. Ou seja: para isso é necessário observar se o cartão possui a tecnologia contactless, identificado no plástico com um símbolo parecido com o sinal de wi-fi. Caso não tenha, e queira utilizar o sistema de pagamento, o usuário deverá solicitar ao gerente do banco onde é cliente o cartão com a nova tecnologia.

A Mastercard é a primeira a oferecer o dispositivo de pagamento contactless (sem contato) para uso do pagamento da passagem de ônibus. Rubens Gil Filho, CEO da Autopass e Silvestre Ribeiro, gestor da Unidade de Mobilidade e Transporte de Jundiaí. O novo método de pagamento, implantado pela empresa de tecnologia para mobilidade Autopass, conta com parceria da Mastercard e das operadoras municipais.

Para o presidente da Autopass, Rubens Gil Filho, a tecnologia precisa estar alinhada à mobilidade urbana. “Essa é mais uma alternativa de pagamento oferecida aos 110 mil usuários que utilizam o transporte de Jundiaí diariamente. Temos a preocupação de qualificar o sistema e torná-lo acessível, daí a escolha para que a nossa cidade pudesse sair na frente”, afirmou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Fonte: Diário do Transporte