(41) 3244-6844 | FALE CONOSCO

Notícias

Do dia

Mobilidade: um dos mercados que mais serão impactados pela tecnologia?

06.12.2017

Em São Paulo, o número de motoristas caiu 37% em comparação ao ano passado. No Rio de Janeiro, diminuiu em 36%.

Estudos apontam que os aplicativos de compartilhamento de carros e caronas, delivery e organização de rotas estão causando grande impacto na escolha das pessoas na hora de se locomover. Para empresas, o Brasil é um dos países com frete mais caro do mundo. Além de dimensões continentais, contamos com um sistema logístico – para não dizer, já dizendo – defasado. Uma das soluções? Tecnologia.

Para o consumidor parece estar funcionando e bem alinhado com o raciocínio do “usar” sobre o “ter”. É uma mudança secular de comportamento? É! E é exatamente por isso que precisa de discussão, de estratégia, de inteligência na hora da execução. Um dos esforços que o ecossistema está tendo o privilégio de contemplar é o WeMuv Summit. No próximo dia 28 de novembro, no Instituto Tomie Ohtake, acontecerá a segunda edição desse evento, cujo objetivo é discutir o futuro da mobilidade e como o mundo será reativo diante dessas mudanças. Serão dez horas de conteúdos exclusivos sobre locomoção corporativa e tendências tecnológicas.

Mais um dado na onda do que estamos falando: segundo a Kantar TNS, uma multinacional de pesquisa responsável por estudos automotivos e de mobilidade urbana, 75% das pessoas nas cidades estão usando aplicativos para organizar ou orientar seu trajeto. Em São Paulo, o número de motoristas caiu 37% em comparação ao ano passado. No Rio de Janeiro, diminuiu em 36%. No futuro quem sabe, com a realidade iminente dos carros autônomos e elétricos, as manutenções de automóveis serão feitas por engenheiros de software. São todos os agentes do ecossistema sendo afetados por uma nova fase industrial.

“Acreditamos que empresas e pessoas podem criar um futuro sem trânsito. Essa mudança já vem acontecendo gradativamente, por isso os eventos sobre mobilidade são importantes e precisam ser realizados. O WeMuv Summit vai reunir as empresas que definirão o futuro da mobilidade para debater todos os pontos dessa nova realidade”, disse Fernando Saddi, CEO da Easy Carros, uma das empresas apoiadoras do evento.

Estarão presentes grandes nomes do setor, como Fábio Rabelo, Head de Digital e Novos Modelos da Volkswagen; Flávio Tavares, do Instituto PARAR; Carolline Volpato, da WeMuv; Fernando Miranda, da Webmotors; Maximiliano Fernandes, da Ticket Log; Mariana Avezum, da WARR Hyperloop; Sylvio de Barros, da iCarros; Diego van Dyk, da Voom; Marcos Valillo, da Pointer, Renato Franklin, da Movida; e Felix Cardamone, da ConectCar. Além das palestras, também acontecerá uma feira de negócios com stands das empresas, como Movida e Easy Carros, oferecendo experiências de mobilidade para o público que poderão ser vivenciadas durante o evento.

Por fim, a União Internacional dos Transportes Públicos (UITP) realizou simulações em capitais de países europeus, que mostraram que a combinação de transporte público de alta capacidade e o compartilhamento de carros e caronas poderia remover até 65 de cada 100 carros nos horários de pico. Falando das principais capitais do país, parece ser uma boa ideia.

Mais informações sobre o WeMuv Summit e ingressos podem ser encontrados aqui. Se você entrar com o código STARTSE, você tem direito a 20% de desconto.

Não vai ainda! Se você gostou desse conteúdo, dá uma olhada nisso: a Nova Economia está revolucionando a cultura de gestão corporativa. A tecnologia tem desafiado modelos de negócios estabelecidos. As boas práticas de gestão e governança são importantes, mas não aceleram mudanças disruptivas. Existe um novo ecossistema de inovação que quer tomar o mercado dos incumbentes. Como juntar forças e se beneficiar dessa conexão, visando tanto a inovação radical, quanto a inovação incremental?  Não perca a oportunidade de conhecer o evento que a StartSe está promovendo sobre inovação corporativa via startups.

Fonte: StartSe