(41) 3244-6844 | FALE CONOSCO

Notícias

Do dia

Sucesso de público e aprofundamento marcam aula inaugural do curso de Compliance da FEPASC

14.11.2018

Foi com sucesso de público e conteúdo que a FEPASC deu início ao Curso de Gestão de Riscos Corporativos e Compliance, que ocorreu no dia 9 de novembro na sede da Federação. A aula inaugural contou com a presença de representantes de 14 empresas, que assumem o compromisso de disseminar a cultura do compliance no setor. 

O curso é resultado de parceria realizada entre FEPASC e ISAE/FGV, que traz as metodologias mais modernas sobre essa temática para implantação nas empresas do setor. O presidente Felipe Gulin relembra o início dessa iniciativa, que culminou com o início do curso. “Começamos a estruturar alguns projetos de governança para estruturar a Federação seguindo mais do que uma tendência. O mercado está exigindo uma postura diferente das empresas que têm relação direta com o poder público”, afirma. 

Depois de ter implementado o Compliance Officer da FEPASC, com a missão de dar suporte às empresas que querem entrar nesse movimento, a entidade também fomentou debate durante fórum que reuniu cases de sucesso de empresas da área. “Estamos culminando com o primeiro curso e queremos realizá-lo a cada seis meses”, informa. 

Teoria e vivências do mercado 

O professor do ISAE/FGV, Eloir Joakinson Júnior, com mais de 18 anos de experiência, apresentou a jornada de aprendizagem junto aos participantes, ressaltando que irá alinhar teoria e vivência no mercado. “As fraudes corporativas começaram a ganhar força recentemente. E não tem como não trabalhar mais dessa forma. Por isso, elogio a iniciativa da FEPASC”, assinala. O professor vai tratar da metodologia GRCORP (Gerenciamento de Riscos Corporativos), com foco na geração de valor e resultados sustentáveis e Programas de Integridade. 

Com mestrado em governança e sustentabilidade, Joakinson Júnior já atuou com auditoria, gestão de risco, conselho consultivo, conselho fiscal e Conselho de Administração. “Fui conselheiro nos últimos sete anos de 16 companhias com investimentos somados de mais de R$ 2,5 bilhões. Vivenciei o quanto é complexo estar na alta administração e tomar decisões difíceis. Por isso, a área de compliance é significativa, junto com o apoio jurídico, financeiro, contábil, engenharia e outras áreas”, elenca.  

Os alunos também terão conhecimentos aprofundados sobre legislação brasileira e internacional, ética e moral, além de Processos e Procedimentos de Compliance, Códigos de Conduta, Compliance Officer, Canais de Comunicação, Sistemas de ComplianceCompliance e Responsabilidade e Relacionamento entre os principais órgãos de governança e demais Stakeholders. 

Confira como foi o primeiro dia de aula com fotos desse encontro: https://bit.ly/2DlEAbZ