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Venda de passagens rodoviárias online em 2017 alcançará 6% do mercado no país

13.11.2017

Estimativa é de movimentação superior a R$ 916 milhões no ano, com 9,7 milhões de passagens comercializadas em 12 meses

Uma pesquisa realizada pela ClickBus, empresa e-commerce de passagens de ônibus, apontou que a participação das vendas online de passagens de ônibus alcançará, em 2017, 6% do mercado, aumento de 1 ponto porcentual em relação ao ano passado.

O estudo E-Rodoviário, feito pela ClickBus, indica que a alta reforça o potencial do setor. A estimativa é de movimentação superior a R$ 916 milhões neste ano, com 9,7 milhões de passagens comercializadas em 12 meses.

Segundo a empresa, os dados apurados no estudo indicam que a evolução do e-commerce de passagens rodoviárias pode ter sido impulsionada graças à Resolução 5.396 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), medida que flexibiliza as regras para a prática de tarifa promocional no setor de transporte rodoviário.

A ClickBus, com o apoio da consultoria estratégica Roland Berger, identificou que a resolução da agência reguladora será um fator determinante para o aumento da competitividade do setor de transporte rodoviário.

A estimativa indica ainda que essas mudanças regulatórias propostas pela ANTT devem surtir efeito parecido ao ocorrido em 2000 no setor aéreo, quando o número de passageiros mais que duplicou.

Para o CEO da ClickBus, Fernando Prado, algumas práticas já comuns em outros setores do turismo e do e-commerce, como incentivos e conexões, já foram trazidas para o setor rodoviário. Agora, com a nova regulamentação, o “yield management” – uma estratégia de preços variável, baseada na compreensão, antecipação e influência do comportamento do consumidor – também poderá ser aplicado. O que significa dizer, segundo Fernando Prado, que as empresas de ônibus poderão oferecer passagens com descontos sem ter que passar pela aprovação da ANTT. “Antes a comparação de preços para economizar na viagem não era tão necessária, mas agora o passageiro rodoviário já consegue perceber uma diferença de preços na compra antecipada”, afirmou o CEO da ClikBus.

Segundo o estudo E-Rodoviário, no primeiro semestre deste ano já ocorreram algumas mudanças no comportamento de compra do consumidor. Foi identificado, por exemplo, que 32% das compras de passagens de ônibus foram efetuadas pelo celular, alta de 40% na comparação com o igual período de 2016.

Fernando Prado ressalta que o setor rodoviário é o modal de transporte pago mais democrático do Brasil. Além de entregar a maior capilaridade e o melhor preço, ele oferece viagens muito mais confortáveis. Prado dá um outro dado: 160 milhões de brasileiros embarcam anualmente em viagens rodoviárias em ônibus de mais de 190 empresas, chegando a mais de 4.600 destinos.

Apesar do bom resultado, Prado alerta que a compra de passagens rodoviárias pela internet no Brasil ainda é pequena, e estima que essa porcentagem deve chegar a 50% nos próximos 10 anos.

Fonte: Diário do Transporte