(41) 3244-6844 | FALE CONOSCO

Notícias

SEST / SENAT PR

SEST SENAT e CNT realizam VIII Encontro Nacional do Despoluir

21.11.2016

O SEST SENAT e a CNT deram início, nesta quinta-feira (17), ao VIII Encontro Nacional do Despoluir – Programa Ambiental do Transporte. O objetivo do evento é qualificar e integrar os cerca de 150 coordenadores e técnicos locais que atuam no programa em todo o Brasil. Participaram da cerimônia de abertura do encontro o diretor executivo da CNT, Bruno Batista, a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, e o diretor-adjunto do SEST SENAT, Aloisio Carvalho.

“Este é um encontro de alinhamento. Acima de tudo, a gente não está aqui para falar apenas, estamos aqui para valorizar o trabalho feito, o programa Despoluir, e para debater e esclarecer as mudanças para o próximo ano”, resumiu a diretora do SEST SENAT, Nicole Goulart.

Já o diretor executivo da CNT, Bruno Batista, ressaltou a importância do evento e afirmou que o encontro é mais uma boa oportunidade de reiterar o compromisso da CNT com o crescimento e aprimoramento do Despoluir.

O encontro continua até a tarde desta sexta-feira (18) e na programação estão previstos momentos de atualizações institucionais, além de mesas temáticas, como “A importância do Despoluir e da preservação ambiental no contexto do transporte”. Os Novos técnicos que participarem do encontro terão a oportunidade de realizar um treinamento prático de avaliações ambientais na manhã de sexta. Antes do encerramento, previsto para o final da tarde, haverá, pela primeira vez, um ato de premiação das federações que melhor desempenharam os trabalhos.

Despoluir

Criado em 2007 pelo SEST SENAT e pela CNT, o Despoluir – Programa Ambiental do Transporte é destinado a promover o engajamento de transportadores, caminhoneiros autônomos, taxistas e sociedade em ações de conservação do meio ambiente, como forma de colaborar para a construção de um modelo sustentável de desenvolvimento.

Desde sua implantação, o programa incentiva a incorporação de novas ações no setor, que passou a assumir sua parcela de responsabilidade na propagação de um mundo ambientalmente equilibrado. Além dos benefícios diretos para o meio ambiente e à qualidade de vida da população, as ações de conscientização dos agentes envolvidos têm como consequência a redução de custos, o aumento da eficiência operacional de empresas e caminhoneiros autônomos e a melhoria do relacionamento com órgãos fiscalizadores.

O Despoluir consiste em vários projetos, implementados pelo Sistema CNT e executados pelas federações, sindicatos e associações afiliadas à entidade, além de parcerias firmadas com os setores público e privado, que fortalecem o programa.